domingo, novembro 29

Inverossimil

Inverossímil

Liane apertava os olhos com força imaginando que não passara tudo de mero sonho. Gotículas de água fresca rebatiam sobre sua pele delicada assim como o vento embaraçava seus cabelos. Mas não sentia frio. Não sentia medo. Sentia vida. O frescor de quem está intenso outrora tranqüilo. Doce perfume de uma manhã solar.
Ao olhar, o que contemplava não era passível de descrição. Como comparar o que não contava de um exemplar entre os mortais! Era a idealidade. Utopia perfeita e verossímil da qual havia sido eleita a participar.
As águas desciam do cume de uma montanha estrondosa que mais parecia esculpida, não por humanidade alguma, talvez pela naturalidade aquática, talvez por quem estivesse além de suas fronteiras. O bordeamento era feito de flores grandes, selvagens e amiúdas. Liane ainda imóvel começa a respirar a plenitude daquele lugar.
Uma pontada subitamente aperta-lhe o peito. Não havia feito nada que a tornasse merecedora do sublime! Buscando em sua memória falida, lembrou-se de que fora boa, mas nunca perfeita de fato. Talvez nem boa fosse um adjunto adequável à menina; cabia-lhe melhor o título de humana. E a humanidade não poderia habitar o perfeito, adornaria com imperfeição sua superfície.
A dor que se segue a descoberta aproxima a desesperança. O inalcançável reproduz a derrota antes mesmo que esta se anuncie. Quando volta à sua realidade descobre que nem tudo era tão belo assim. Não no seu mundo ideal, perfeito. Lá a beleza conjugava-se ao existir. Aqui, a ordinariedade das coisas era o mais comum.
Não podia ir ao seu mundo ideal, não desejava mais sua terra humanizada.
Esfrega os olhos e não acredita: uma ponte estreita que ela não tinha dúvidas do destino. Idealidade. Realidade. Era uma eleita entre a humanidade.
Enquanto caminhava, entretanto, percebia que a ponte era mais longa que o que seus olhos contemplavam, muitas vezes seguida de pequenas quedas e arranhões. O que mais lhe motivava era perceber que nunca estava sozinha em sua ponte. E que embora longo, a estrada ao infinito era dotada de finitude.
Liane agora firma o olhar. Sabe para onde vai.






4 comentários:

  1. Wow!
    Gostei muito, Monique!!
    Esse post é diferente dos outros.
    Muito imagético, até mais flúido.
    Enfim, muito me agradou o novo estilo da autora. xD
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Obrigada pela visitinha no blog das Meninas Com Propósitos!
    Que o Senhor continue te usando e abençoando a sua vida!
    O blog está lindo viu...
    Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente incrível!
    Texto muito lindo!
    Concerteza um dos blogs que conheço que contém os textos mais bem formulados.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. A.M.E.I!!!!!!!!!!!!
    Além d me identificar com o texto, achei a escrita extremamente deliciosa e tendenciosa (pq não?)...
    Texto encantador!
    Parabéns, amiga!

    ResponderExcluir